Lentes de contato inteligentes do Google

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Com microcâmeras será possível identificar rostos de amigos e movimentos de objetos num piscar de olhos. A novidade dá um passo à frente do Google Glass


O dispositivo capaz de capturar imagens por meio de lentes de contato foi patenteado pelo Google. As microcâmeras (uma em cada olho) detectam, por meio das imagens, informações como luz, cores e movimentos de objetos, além de identificar faces de amigos que estão por perto. O componente não causaria alterações no formato das lentes e nem problemas na visão dos usuários.

Em 2011, segundo o site TechTudo, a Microsoft Research apresentou um projeto semelhante. A ideia era garantir aos diabéticos uma nova forma de controle da doença, monitorando a taxa de glicose do usuário por meio de lágrimas.

Outra novidade no mercado são os óculos inteligentes, em criação desde 2012 e lançado no início deste ano para grupos restritos. O Google Glass possibilita interações com diversos conteúdos em realidade aumentada. O usuário pode tirar fotos e gravar vídeos; acessar a internet; ouvir músicas; ver a previsão do tempo; enviar mensagens instantâneas e e-mails e realizar videoconferências. Tudo é feito por comando de voz, movimentos da cabeça ou por toques dos dedos na superfície lateral da armação.

A venda geral ao público foi aberta nos Estados Unidos e durou apenas um dia. Os três modelos (Cotton, Tangerine e Sky) esgotaram em algumas horas. Os compradores pagaram por cada óculos o valor de US$ 1,5 mil, mas ainda não se sabe quantas unidades foram comercializadas.

Mesmo sem lançamento oficial, algumas pessoas já veem a funcionalidade dos novos gadgets do Google como uma ameaça a privacidade, por exemplo, em banheiros. Isto fez com que o uso dos óculos inteligentes fosse banido em alguns restaurantes e cafés dos EUA e cassinos de Las Vegas. Na Virgínia Ocidental e na Califórnia a discussão é por uma legislação própria que proíbe o uso do aparelho no trânsito.

E aí, será que essa moda pega aqui no Brasil?

Fique sabendo das novidades:
v Twitter: @uses_saas


0 comentários:

Postar um comentário

 
Uses Blog © 2014 | USES Software como serviço