Setor de TIC "transborda" em São Paulo

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Pesquisa mostra que cidades do interior têm se beneficiado com crescimento da área, mão de obra altamente qualificada e maior geração de empregos

Obra Internet Messenger, de Buky Schwartz em HolonIsrael

Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda foi o segmento que mais gerou empregos em Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), representando 46,6% da área em 2008 e 62,1% em 2012. Outro serviço que teve crescimento foi a consultoria em tecnologia da informação (que passou de 44,8% a 54,6% no mesmo período). Em relação à quantidade de empresas, apenas a consultoria cresceu (de 50,2% para 57,9%); enquanto o desenvolvimento de programas gerou empregos sem elevar o número de firmas abertas. As informações foram levantadas pela Fundação Seade em pesquisa feita no estado de São Paulo.

Segundo a Fundação, uma das características da mão de obra é destacar-se pelo elevado nível de instrução dos trabalhadores. Em 2012, enquanto graduados e pós-graduados representavam 18,8% do total dos empregos no Estado de São Paulo, no setor essa presença chegou a 47,4%. 

O estudo mostrou também que as cidades do interior foram beneficiadas por novos empreendimentos em TI, resultado de um "transbordamento" de empresas e profissionais na capital. Em contrapartida, municípios vizinhos ofereciam incentivos fiscais e um mercado com boa demanda pelos serviços. Assim, houve uma redistribuição dos negócios pelo estado.

Saiba mais sobre tecnologia. Visite nosso site: uses.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Uses Blog © 2014 | USES Software como serviço