Senhas e fotos de Google e Apple são reveladas por Phishing

quarta-feira, 17 de setembro de 2014


Quem já recebeu e-mails de notificações falsas, que parecem ser enviados por amigos ou instituições, entendeu na prática o que é phishing. Trata-se de uma ameaça virtual que "pesca" informações do usuário, podendo roubar fotos (como aconteceu recentemente no iCloud) e até senhas de banco.

Após vazamento de fotos íntimas de celebridades, o perigo agora é ter senhas e ID descobertos. Cerca de 5 milhões de endereços de e-mail da Google (com senhas) foram publicados em um fórum russo sobre Bitcoin, chamado btsec.com. A lista mostrava informações sobre usuários do Google em inglês, russo e espanhol. De acordo com a empresa, a maioria das senhas estaria desatualizada, pois seria o resultado de anos de phishing que só agora vieram à tona. A pessoa que fez a publicação, no entanto, afirma que mais de 60% das credenciais permanecem válidas.

Os russos foram os mais afetados pelos hackers, pois também tiveram reveladas as contas do Yandex, um dos programas de busca mais usados no país.

No caso da Apple, depois de o iCloud ter vazado fotos íntimas de celebridades, o nome da empresa tem sido usado em e-mails falsos. Neles, há mensagens de supostas compras feitas na iTunes Store, como "Notificação de Autorização Pendente", em que se pede ao usuário para confirmar informações.

Para evitar problemas como esses, há duas dicas simples que podem ser seguidas por qualquer um: mude a senha regularmente e faça a autenticação em dois passos do Google. Esta última garante que ninguém acesse sua conta, ainda que tenha a senha.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Uses Blog © 2014 | USES Software como serviço